Começar terapia num período tão especial e vulnerável da tua vida pode ser muito intimidante. Sabemos que não é uma decisão leviana e que quando estamos em busca de uma psicóloga queremos garantir ao máximo que a pessoa a quem vamos confiar partes tão íntimas do nosso ser é alguém de confiança e que o processo vai ser seguro. É normal não saber o que esperar, sobretudo se é a primeira vez que fazes terapia, e é normal sentir ansiedade em relação a estas incertezas. Por isso, escrevemos este artigo para te dar visibilidade sobre a nossa forma de fazer psicologia para que te sintas mais confiante a dar este passo connosco.

O que acontece antes da sessão?
Ao preencheres o formulário de marcação de consulta serão pedidos alguns dados pessoais teus, juntamente com o motivo que te levou a querer começar a terapia. Serás depois contactada no espaço de 48 horas úteis pela nossa equipa que te irá colocar em contacto com uma das nossas psicólogas, mediante a sua disponibilidade e domínio clínico adequado ao teu pedido.
Neste compasso de espera, iremos enviar-te um documento sobre a nossa filosofia de acompanhamento psicológico, onde te falamos dos princípios que nos guiam quando trabalhamos com alguém e das nossas inspirações feministas para desenhar um cuidado de grande qualidade perinatal.
Qual o objetivo desta primeira sessão?
O objetivo principal é mesmo que nos conheçamos e que comecemos a construir uma bonita e forte relação terapêutica – a base sobre a qual se constrói a mudança. Vai ser uma hora dedicada a saber mais sobre ti, sobre os desafios que estás a enfrentar no momento e mapearmos os mecanismos que estão a sustentar/manter o problema e quais os teus recursos protetores.
O que é que me vai ser perguntado?
Vais notar desde o primeiro momento que o tom da nossa psicologia é muito conversacional e que vamos fazer por te fazer sentir confortável connosco. Não iremos seguir nenhuma check-list rígida e protocolar, mas vamos pedir-te para nos falares um bocadinho sobre ti, sobre a fase da tua jornada perinatal em que te encontras, qual a tua história pessoal e familiar, as tuas circunstâncias de vida atuais e quais os desafios neste momento.
Vamos sempre querer conversar contigo sobre consentimento e (em)poder(amento), reforçando-te que a terapia é para ti, tu tens o direito de decidir sobre o teu processo terapêutico e que o teu feedback é a nossa melhor bússola. Isto é mesmo importante para nós na The Lovable You e iremos reforçar o nosso compromisso com esta relação de poder partilhado ao longo de todas as sessões. Tu estás em controlo. Sempre. Nós estamos aqui contigo.
Numa primeira sessão, também vamos querer perceber quais são as tuas expectativas para o acompanhamento psicológico e uma pergunta que costumamos fazer é: “se estivéssemos no final do nosso processo juntas e as coisas tivessem mudado significativamente para melhor, o que é que estaria diferente?”. Esta pergunta permite-nos descobrir o que para ti é importante trabalhar e aconselhamos a pensares na resposta até antes da própria sessão.
No final da sessão, explicando-te a nossa forma de trabalhar e tornando claro como te podemos ajudar, vamos delinear objetivos terapêuticos e agendar uma nova sessão. Habitualmente, as sessões são agendadas em regime semanal, pelo menos no início do processo para garantir a força e a consistência da nossa relação e maximizar ganhos terapêuticos.
Vou sentir-me melhor ao final de uma sessão?
Talvez sim, talvez não. Se nos perguntas se uma única sessão vai ter o poder de resolver tudo e devolver-te paz, a resposta é não. Não há atalhos em psicologia e, muitas vezes, fazer terapia vai implicar estar em contacto com pensamentos e emoções que nos são desconfortáveis e dolorosas – e isso pode acontecer logo numa primeira sessão. No entanto, do feedback que recebemos, mesmo sabendo que há muito trabalho pela frente, no final da primeira sessão muitas pessoas reportam uma sensação de alívio e confiança, por estarem a ser escutadas com calma e intenção pela primeira vez e por se sentirem apoiadas num caminho que já queriam há muito percorrer.
Notas Importantes
Este artigo descreve a forma como trabalhamos na The Lovable You. Uma primeira sessão de psicologia pode ser diferente consoante o terapeuta que a guia e, se já fizeste terapia antes, podes notar diferenças na nossa forma de estar e fazer psicologia. Sente-te livre para comentar connosco essas diferenças e faz todas as perguntas que te sejam importantes. Estamos aqui para esclarecer e refletir contigo.
Se sentiste alinhamento com esta nossa visão e forma de trabalhar, sabe-nos disponíveis para estar contigo e caminhar ao teu lado. Carrega no link abaixo para começar!